PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRASELVA
FECHAR

ANIVERSÁRIO DE 60 ANOS DE MIRASELVA

Créditos:

E nosso município completa seus 60 anos!

Etimologia: Miraselva – Palavra formada pelos termos “mira” e “selva”. O termo “mira” vem do espanhol, pelo latim “mirare”... olha. O termo “selva” é substantivo feminino, sendo forma divergente de “silva”, derivado do latim “silva-ae”, designando lugar naturalmente arborizado, matagal, floresta.
Origem Histórica: Entre 1948 e 1950 surgiu a idéia de se fundar um patrimônio onde hoje se acha a sede municipal de Miraselva. A denominação da localidade está relacionada com a exclamação de um dos exploradores da região, de descendência espanhola, que ao se deparar com a floresta imensa disse: ‘Mira la selva !’, que quer dizer, ‘Olha que mata!’. Posteriormente, generalizando-se, veio a ser a denominação do núcleo Miraselva. 
Com a experiência adquirida ao longo dos anos, o corretor de imóveis Izac Junqueira pôs em prática um bom plano de comercialização dos terrenos. No entanto o local escolhido não pertencia a uma só pessoa, sendo necessário que Izac persuadisse aos diversos proprietários do lugar, que eram as famílias Tonin, Cósimo, Volpato e Cavalheri. 
Tão logo foi dado o consentimento, iniciou-se o serviço de demarcação topográfica do futuro povoado. Os primeiros proprietários dos lotes foram as famílias Boava, Tavares, Nassar, Juliani, Camilloti, Ferreira, Bacalon, Miquilini, Cavalheri, Cósimo e Tonin. 
Pela Lei n.º 3.527, de 16 de janeiro de 1958, foi criado o distrito. Em 25 de julho de 1960, pela Lei n.º 4.245, foi criado o município, com território desmembrado de Florestópolis. A instalação deu-se a 11 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito nomeado o sr. Jamil Sáfadi, e primeiro prefeito eleito o sr. João Juliani.,



Compartilhe: