PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRASELVA
FECHAR

História do Municipio

História:


Entre 1948 e 1950 surgiu a idéia de se fundar um patrimônio onde hoje se acha a sede municipal de Miraselva. A denominação da localidade está relacionada com a exclamação de um dos exploradores da região, de descendência espanhola, que ao se deparar com a floresta imensa disse: "Mira la selva", que quer dizer, "Olha a mata!". Posteriormente, generalizando-se, veio a ser a denominação do núcleo Miraselva.

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, o corretor de imóveis Izac Junqueira pôs em prática um bom plano de comercialização dos terrenos. No entanto o local escolhido não pertencia a uma só pessoa, sendo necessário que Izac persuadisse aos diversos proprietários do lugar, que eram as famílias Tonin, Cósimo, Volpato e Cavalheri. Tão logo foi dado o consentimento, iniciou-se o serviço de demarcação topográfica do futuro povoado. Os primeiros proprietários dos lotes foram as famílias Boava, Tavares, Nassar, Juliani, Camilotti, Ferreira, Bacalon, Miquilini, Cavalheri, Cósimo e Tonin.

Gentílico: miraselvense

Formação Administrativa

Pela Lei Estadual n° 3.527 de 16 de Janeiro de 1.958, foram criados os Distritos Administrativos de Miraselva e Prado Ferreira, no Município de Florestópolis.

A Lei Estadual n° 4.245 de 25 de Julho de 1960, eleva à categoria de município o Distrito de Miraselva, desmembrado de Florestópolis. A instalação deu-se a 11 de novembro de 1961.


Fonte: IBGE; Prefeitura Municipal de Miraselva (PR)

Compartilhe: